sábado, 19 de dezembro de 2009

Campanha "Descarte Responsável de Medicamentos Vencidos"


As farmácias Três Marias e Santa Terezinha, de Raul Soares e a Farmácia São Pedro, de São Pedro dos Ferros, estão promovendo a campanha "Descarte Responsável de Medicamentos Vencidos".

Essa campanha tem como objetivo principal conscientizar a população sobre a importância de se adotar um destino ambientalmente correto para esses medicamentos, visando também a formação de uma consciência ecológica direcionada à adoção da coleta seletiva e reciclagem de lixo.

O amazenamento de medicamentos em casa pode estimular a automedicação. Outro alerta é quanto ao prazo de validade. Quando vencidos, esses medicamentos representam outro risco à saúde das pessoas.

Por conterem substâncias químicas, os medicamentos não ingeridos e descartados de forma inadequada - no lixo doméstico ou vaso sanitário - podem contaminar o solo, a água e oferecer riscos à saúde da população e de animais.

Outra orientação é que a população deve examinar atentamente todos os medicamentos armazenados na farmácia caseira, pelo menos uma vez ao ano. Conservar os medicamentos em suas embalagens originais e manter a bula na respectiva embalagem do medicamente são ações importantes para assegurar o uso correto dos mesmos. Não esquecendo de sempre guardá-los longe do alcance das crianças.

Como parte da campanha, essas farmácias estão disponibilizando "pontos de Coleta" para receber os seus medicamentos vencidos ou descartados, para, posteriormente, serem destruídos de acordo com as normas exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

"Respeite o tempo de tratamento indicado pelo seu médico. Interromper ou estender a medicação por conta própria pode resultar em problemas à sua saúde".

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO